O que você precisa saber para ser mais Focado, Produtivo e Bem Sucedido na vida!

João Gabriel Simões
5 min readJul 17, 2020

A chave deste artigo é a seguinte: o segredo do sucesso, seja qual for a área, está no Investimento organizado da nossa energia psíquica.

Sim, pois cada um de nós possui um quantum de energia psíquica — uma espécie de “gasolina” mental — para ser utilizada diariamente nos nossos afazeres habituais. Diante disso, o segredo do sucesso está no modo como utilizamos essa “gasolina“, ou seja, na forma como organizamos a nossa energia psíquica, através de intenções, metas e objetivos.

O estado natural da mente de grande parte das pessoas é a dispersividade!

De acordo com o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi , a condição normal da mente humana é a desordem informacional. Ou seja, se não estamos realizando uma tarefa que nos motive e demande concentração, como ler um livro que nos apetece (motivação intrínseca) ou escrever um longo relatório para o nosso chefe (motivação extrínseca), tendemos a estar com a mente dispersa. Nesse estado, pensamentos aleatórios seguem uns aos outros em vez de se alinharem em sequências lógicas e causais. A menos que a nossa vontade decida se concentrar e organizar nosso conteúdo mental, os pensamentos continuarão a se dispersar sem chegar a qualquer conclusão. Na filosofia hindu, esse estado de dispersão mental é chamado de “mente macaco“, uma vez que a nossa atenção salta daqui pra lá, sem conseguir se focar em nada. Em suma, é um estado de entropia psíquica.

A mente humana não se organiza de forma espontânea. Ela é como um instrumento musical que precisamos aprender a afinar e tocar!

Diariamente passamos por muitos momentos de dessincronia entre pensamento, sentimento e ação. Por exemplo, no trabalho podemos estar realizando uma ação manual, como organizar um armário, mas estar pensando no almoço em família no próximo final de semana, e, quase ao mesmo tempo, ainda estar se lamentando pelo relacionamento, que não deveríamos ter terminado no mês passado. Embora nosso corpo esteja no momento presente, nosso pensamento quer antecipar o futuro e o nosso sentimento retornar ao passado. Esse tipo de experiência é mais comum do que parece e expressa a dessincronia cotidiana da mente humana.

Não há nada de errado em estar com o pensamento, sentimento e corpo “desalinhados”, ou seja, em ter a mente “desafinada” vez e outra. Mas, caso você queira transformá-la em um instrumento gerador de harmonia e foco, você precisará, mais cedo ou mais tarde, desenvolver e cultivar hábitos que produzam “alinhamento” e sincronia. Aliás, sucesso profissional, financeiro, esportivo e relacional demandam, em maior ou menor escala, coerência e organização das nossas energias mentais, emocionais e físicas.

A coerência entre pensar, sentir e agir é alcançada pelo investimento organizado da nossa energia psíquica. A melhor forma de fazer isso é por meio do estabelecimento de intenções, metas e objetivos.

Por: Salomon de Koninck

Intenção

Intenção vem da palavra latina “intensio”, que significa alongamento, estiramento, esforço. Nesse sentido, ter uma intenção significa “esticar-se“ em direção a algo. A intenção focaliza e direciona a energia psíquica para alguma coisa. Psicologicamente, pode-se dizer que a intenção organiza a energia psíquica a curto prazo. Por exemplo, a intenção que está fazendo você ler esse texto neste exato momento ou a sua intenção de tomar um copo de água em breve.

Meta

Diferentemente das intenções, as metas tendem a organizar a energia psíquica para realizações a médio e longo prazo. O termo “meta“ vem do latim e significa: marco, baliza. Representa cada um do marcos que devemos passar até alcançar o nosso objetivo. Imagine uma pista de corrida com suas várias marcações ( métricas) entre o ponto de partida e o ponto de chegada. Cada uma dessas marcações é uma meta que deve ser superada para que o corredor cruze a linha de chegada (objetivo).

Objetivo

Em geral, organiza a energia psíquica a longo prazo. O objetivo é o destino final de um percurso constituído por metas, que são as etapas do percurso. O termo ”objetivo” deriva da palavra latina ”objectum”, que significa: ”algo colocado à frente (dos olhos, da mente)”. Um objetivo é algo que colocamos no ”horizonte” de nossas mentes. Por exemplo, passar em um concurso público, se formar na faculdade, comprar uma casa, escrever um livro etc.

Sintetizando

Se meu objetivo é passar em um concurso no ano que vem, as minhas metas podem ser, por exemplo, estudar 3 horas todos os dias, escutar aulas antes de dormir e me reunir com outros colegas para tirar dúvidas; já a minha intenção poderia ser a de decidir começar estudar (iniciar uma das metas) depois de ler esse texto. Compreende a diferença entre intenção, meta e objetivo e o quão importante isso é para organizar a nossa energia psíquica e nos colocar em um fluxo de atividades?

As metas que investimos e os objetivos que buscamos influenciam fortemente no tipo de ”eu” (personalidade) que nos tornamos. É por isso que aprender a definir/administrar metas e objetivos é crucial para evitar a entropia psíquica ( dispersão mental e desmotivação) e alcançar a excelência e o sucesso na vida.

Balanço Existencial

Comece a fazer isso hoje! Faça um balanço geral de como funciona a sua mente ao longo do dia a dia. Em quais momentos você está mais dispersa(o)? Em quais está mais concentrada(o)? Quais são seus objetivos atuais? Quais metas irão te levar até a realização desses objetivos? Quais são suas verdadeiras intenções, no que diz respeito a essas metas e objetivos? Você quer realmente alcançá-los? Você encontra propósito nisso?

Lembre-se que grande parte das realizações humanas, quer seja no empreendedorismo, no esporte, na ciência, na filosofia, na arte, resultaram dos esforços de indivíduos que, de uma forma ou de outra, estavam implicados na conquista de suas metas e na realização de seus objetivos. Nesse sentido, uma das coisas que nos difere dos animais é justamente a nossa “potencialidade” de organizar, de forma criativa — indo além de condicionamentos biológicos e culturais — a nossa energia psíquica, de modo a transformar a nossa mente em um instrumento capaz de produzir maravilhas.

A vontade suprema — Zeus

O poder de organização mental que está por trás da definição/conquista de intenções, metas e objetivos é a vontade. Ela é representada por Zeus na mitologia grega, ou seja — simbolicamente falando — o restaurador da ordem, a força suprema do “espírito” vitoriosa contra os titãs, que são os grandes representantes das limitações da “matéria”, como por exemplo, o estado de letargia ou dispersão mental, o qual a mente humana retorna, tão facilmente, quando não é organizada pela vontade divina (Zeus).

Por: Rene Antoine Houasse

Enfim, o segredo do sucesso está no exercício de “zeus” dentro de nós, ou seja, do poder da vontade, da força que “faz e acontece” , que organiza, transmuta e sublima tudo aquilo que, como titãs enfurecidos, limita e trava a nossa manifestação. É, finalmente, a força que em conjunto com o conhecimento — pois sozinha ela perde sua direção — nos capacita a superar a dispersão mental, a falta de produtividade e a mediocridade de uma vida “desafinada”, incapaz de experienciar a intensidade e prosperidade que a organização da nossa energia psíquica nos permite.

Por: João Gabriel Simões

Instagram profissional:

@psicologo.joaosimoes

Email: psicologo.jgs@gmail.com

--

--